Todos conhecem o Halloween como o “Dia das Bruxas”, onde crianças se fantasiam e saem pelas ruas pedindo doçuras ou travessuras, e se a pessoa der um doce à criança vai embora toda alegre, agora se ela não der receberá uma sapeca recompensa.
Mas enfim, existem inúmeras lendas que falam como que surgiu o Halloween, mas na verdade o Halloween existe a muitos e muitos anos. Na verdade a data era a comemoração da religião celta, na qual a comemoração se chamava Samhain, a celebração era nada menos que um culto aos mortos.
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos’’ era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mund
No século 4, a igreja da síria celebrava um dia do ano para “TODOS OS MARTIRES”, três séculos depois o papa então transformou o templo romano Panteon em uma igreja cristã consagrada a “TODOS OS SANTOS”, onde então era celebrada a festa em honra de “todos os santos” no dia 01 de novembro, e então passou a ser celebrada mundialmente um dia após a sua celebração vespertina que tinha o nome de All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), que depois mais tarde passou-se a chamar “Halloween”.
Significados simbólicos
A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoriaA vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.